top of page

DESENHO DE REFERÊNCIAS - Ainda Há Espaço Para o Analógico

  • Foto do escritor: Maria Francisca Moura
    Maria Francisca Moura
  • 7 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Nos dias de hoje existe uma dependência cada vez maior da tecnologia, e as novas formas de fazer animação estão a levar a indústria para campos desconhecidos. Mas se é verdade que as descobertas do século XXI nos deram mais ferramentas para fazer o nosso trabalho, transformando-o e tornando-o mais simples e menos dispendioso em termos de tempo e materiais, também é verdade que a era digital abriu muitas portas para novas explorações no campo tradicional.


As técnicas tradicionais de desenho e pintura, assim como o uso de materiais plásticos, podem ajudar um filme ao estabelecer uma estética rica e pessoal. Ao mesmo tempo, as ferramentas e softwares digitais podem ser usados para levar a animação e os efeitos visuais mais além, expandindo as possibilidades de produção e libertando o potencial criativo.


Original drawing for Tierra Milagrosa
Desenho original de Alberto Rodriguez Collía. Grafite sobre papel.

Para este filme, começámos com os desenhos a grafite feitos pelo realizador, Alberto Rodriguez Collía. Tentámos encontrar uma forma de traduzir os seus desenhos para um processo de animação por rotoscopia que pudesse ser utilizado numa produção de longa-metragem. Era essencial que, ao utilizar diferentes ferramentas e softwares digitais, como Krita e Ebsynth, a estética final do filme traduzisse a riqueza dos desenhos originais, sem perder as suas qualidades gráficas e a estética delicada.


Para que isso acontecesse, estabelecemos que cada plano que fosse animado deveria começar com um desenho analógico, supervisionado pelo realizador, que serviria como referência para toda a animação. Todos os desenhos foram feitos a grafite sobre papel vegetal.



Os desenhos de referência foram feitos a lápis de grafite sobre papel vegetal, e depois combinados digitalmente - uma vez que apresentavam um alto nível de detalhe - formando assim um desenho completo que correspondesse exatamente ao frame correspondente das filmagens de imagem real.





Em seguida, desenhámos os keyframes digitalmente, seguidos pela animação completa. Com pincéis digitais desenvolvidos especificamente para este fim, e com a ajuda do Ebsynth, conseguimos alcançar os nossos objetivos, obtendo um resultado animado que, pelo menos aos nossos olhos, não parece infiel às suas origens analógicas.






 
 
 

Comments


bottom of page