top of page

COMPOSIÇÃO DOS CENÁRIOS - do grafite sobre papel ao 3D no Blender

Assim como os desenhos de referência, os cenários do teaser foram todos desenhados à mão, utilizando grafite sobre papel vegetal.


Para cada plano, tínhamos um layout prevendo as diferentes camadas necessárias para cada cenário, assim como os personagens para a animação, cada cor indicando uma camada diferente. Para cada camada distinta, foi produzido um desenho, refletindo a visão do diretor para o plano. Em seguida, esses desenhos foram digitalizados separadamente e tratados digitalmente.


Layout 01


Cenário. Grafite sobre papel.

Layout 02.


Tira de cenário. Grafite sobre papel.

Layout 03.


Cenário. Grafite sobre papel.

Os cenários são importados para o Blender, onde, usando rastreamento de movimento 3D, uma câmara digital recria o movimento original da câmara da filmagem. A separação dos elementos do cenário definida no layout considera a profundidade, a perspetiva e o paralaxe capturados pela câmara de filmagem, com o objetivo de recriar o local real numa construção espacial digital.


Para que isso aconteça, as imagens de live-action do plano são importadas para o Blender, onde pontos de rastreamento estratégicos são definidos em vários elementos-chave das imagens. Esses rastreadores permitirão que o Blender perceba o movimento da câmara da filmagem, mimetizando-o numa câmara digital. Nesse processo, o Blender recria não só a posição da câmara ao longo do plano, mas também a sua distância focal.





Uma vez configurada a câmara, modelos 3D são construídos para recriar as formas e volumes do cenário real. É importante que eles correspondam à composição do frame que foi previamente escolhido no layout, refletindo também a composição dos desenhos do cenário.



Esses desenhos são então projetados nos modelos 3D, recriando digitalmente o local real onde o filme foi rodado.



A partir daí, a animação dos personagens é adicionada e procedemos com os ajustes necessários.


Commentaires


bottom of page