A nossa intenção é fazer uso da tecnologia de forma a, sem perder as características dos desenhos originais de desenvolvimento para o filme, ajudar a acelerar e simplificar partes da produção que normalmente são demoradas e requerem menos capacidades criativas, como é o caso das máscaras.
Para isso, definimos um processo que se baseia em dois plug-ins diferentes: G'MIC, um software open-source completo para processamento de imagens digitais que fornece várias interfaces de utilizador para converter, processar e visualizar conjuntos de dados de imagem genéricos que podem ser aplicados a diferentes softwares; e um script que reaplica filtros G'MIC anteriores em cada frame de uma layer selecionada.
Começamos por abrir a animação no Krita, estruturando as layers da seguinte forma:
Depois, e usando um pincel simples ( nós usamos o 'Ink-2 fineliner'), marcamos cada frame com duas cores diferentes - uma para o contorno do personagem (ou outros elementos animados no plano que queremos mascarar); a outra para o espaço vazio ou branco, a ser eliminado mais tarde.
Utilizamos o filtro 'Colorize Lineart (Propagation)' do G'MIC, um plug-in que detecta e preenche as áreas marcadas com a cor determinada pelas mesmas, criando uma máscara automaticamente. Após instalar o plug-in, ele é acessível no Krita através do menu 'Filter', clicando na opção 'Start GMIC-Qt'.
Os filtros G'MIC são aplicáveis apenas a um frame de cada vez, o que pode ser muito demorado quando se lida com múltiplos planos, personagens e um elevado número de frames. Para contornar isso, desenvolvemos um script que reaplica o último filtro utilizado a cada frame de uma camada selecionada, que importamos para o Krita.
O script está disponível publicamente para utilização gratuita. Pode ser acedido através da seguinte ligação: https://github.com/Dimimiha/Reapply-Gmic
Após usar o G'MIC para o primeiro frame, executamos o script para aplicar as mesmas definições a toda a sequência.
Se o resultado não corresponder perfeitamente à imagem (o que acontece mais frequentemente com imagens altamente texturizadas), ou refazemos os pontos e reaplicamos o filtro novamente, ou fazemos alguns ajustes à mão - sempre que o resultado se aproxima do que precisamos.
Comments