Como trabalhar digitalmente mantendo a qualidade gráfica e tradicional de um desenho analógico?
Este foi o primeiro desafio com o qual tivemos de lidar ao dar início a este projeto.
Utilizámos como ponto de partida os desenhos de desenvolvimento do realizador, Alberto Rodríguez Collía, que, empregando a técnica de grafite sobre papel, determinaram a estética pretendida para o filme.
Dada a complexidade de aplicar desenhos tão meticulosos a um filme de animação, rapidamente percebemos que teríamos de encontrar uma forma de adaptar esta técnica ao formato digital, começando por desenvolver ferramentas de desenho que imitassem perfeitamente o traço do grafite.
To do this, we turned to Krita (https://krita.org/), an open-source painting and animation software. Krita comes with a wide variety of brushes, from drawing pencils to soft chalk, but it also allows you to costumize and create your own specific brush sets.
Para isso, recorremos ao Krita (https://krita.org/), um software open-source de pintura e animação. O Krita oferece uma grande variedade de pincéis, desde o mais básico lápis ao pastel seco, mas também permite a personalização e criação de conjuntos de pincéis específicos.
É possível guardar predefinições e combinar os pincéis em bundles, que podem ser importados, exportados e partilhados entre a equipa.
Ao fazer isto, conseguimos avançar com o projeto recorrendo a processos e softwares digitais, aproveitando as suas vantagens no que toca à maximização do tempo e do trabalho, sem perder as qualidades plásticas tão características dos desenhos tradicionais.
Comments